nav

NOTÍCIAS





MÍDIA

Mente quieta e coração tranquilo


26/05/2017

Foi-se o tempo em que a meditação era apenas uma atividade mística. Nos últimos anos, pesquisadores entenderam os benefícios dessa prática milenar, inclusive para a saúde. É o caso do neurocientista norte-americano Richard Davidson, da University of Wisconsin-Madison, que, após um período de imersão junto a monges tibetanos, descobriu que a meditação funciona como um antidepressivo. Segundo Davidson, ela altera as estruturas cerebrais, mudando o padrão de suas ondas e protegendo contra a depressão e os efeitos do estresse.

Sensíveis a essas descobertas, escolas de educação infantil vêm adotando a prática da meditação em suas rotinas. A intenção é garantir saúde e qualidade de vida desde cedo.

Para Regina Migliori, coordenadora do programa MindEduca, é fundamental desfazer alguns equívocos relacionados à meditação. Ela explica, por exemplo, que não se trata de relaxamento, ou seja, não se medita para ficar calmo, e sim para familiarizar-se com a própria mente. "Pontuar isso é importante para não dar a sensação de que a gente quer que as crianças fiquem em silêncio para não incomodar quem está à sua volta".

A postura de procurar esclarecer e mostrar os benefícios da prática da meditação é aplaudida por Regina Migliori. "Não basta introduzir a prática na escola, é fundamental pensar no momento seguinte", diz a coordenadora do programa MindEduca. Ou seja: para que um programa de meditação escolar tenha sucesso, é preciso instrumentalizar os educadores com diferentes tipos de conhecimentos: estudo das neurociências que embasam a meditação, das práticas contemplativas de diferentes naturezas e da educação em valores e cultura de paz.

 

 

Publicado em Revista Patio - Educação Infantil, n.51: Neurociências e Educação







Dúvidas? Estamos ansiosos para ouvir você.

Gostaria de levar o MindEduca para sua instituição?
SAIBA MAIS
Quer realizar um
evento na sua cidade?
ENTRE EM CONTATO
Quer se tornar
um instrutor?
SAIBA MAIS
Quer saber mais ou
falar com a gente?
ENTRE EM CONTATO

ANTES DE IR EMBORA

Receba nossa newsletter

Semanalmente enviamos artigos, notícias e dicas inspiradoras para uma inteligência ética. Que tal se cadastrar agora?