nav

NOTÍCIAS





MÍDIA

Neurociências e a complexidade cerebral na sala de aula: Despertando Potencialidades


29/10/2015

As neurociências vêm demonstrando a profunda relação de interdependência entre a estrutura e funcionamento do cérebro, os processos mentais e a ação no mundo. O sistema “cérebro-mente-comportamento” funciona como mediador entre nosso “mundo interno” - onde percebemos, sentimos e pensamos, e o “mundo externo” onde nossas ações se realizam, produzindo impactos em nós mesmos e na realidade em que vivemos.

Com seus 100 bilhões de neurônios e cerca de 100 trilhões de conexões, o cérebro humano vem se configurando como o fenômeno mais complexo no universo conhecido. Some-se a isso as conseqüentes indagações sobre a mente e a consciência humana.

O cérebro tem capacidade ilimitada de aprendizagem, pode se renovar, e se modificar em função de dois tipos de experiências: comportamentos externalizados: as ações no mundo, e atividades mentais: pensar e sentir. Estas atividades modificam a estrutura e o funcionamento do cérebro. Isso se dá em função do fenômeno da neuroplasticidade, que corresponde à transformação da forma ou função dos neurônios, de modo prolongado ou permanente, em decorrência das nossas experiências.

A interdependência entre cérebro-mente-comportamento e da neuroplasticidade, as modificações do cérebro decorrentes das atividades mentais e das experiências vivenciadas, resultam em um novo conjunto de responsabilidades do educador.

O processo educativo, interfere diretamente no desenvolvimento humano das pessoas que dele participam, modelando mente, cérebro e ação, esferas humanas inseparáveis e interdependentes. Em função da neuroplasticidade, o processo educativo também modifica a estrutura e o funcionamento dos cérebros das pessoas, fortalecendo ou não sua capacidade de perceber, sentir, pensar e agir sobre si mesmo e sobre o mundo.

Essa aproximação entre a educação e os conhecimentos sobre cérebro, mente e comportamento, viabiliza incluir na sala de aula, atividades voltadas para o “treino da mente”, visando desenvolver a habilidade de foco; aprimoramento do equilíbrio subjetivo, relações e atitudes; melhoria nos níveis de atenção e aprendizagem; diminuição dos níveis de stress, desatenção, hiperatividade e impulsividade; conscientização sobre qualidades pessoais; capacidade de refletir e influenciar as experiências introspectivas cognitivas; fortalecimento das habilidades de ser feliz e produzir o bem comum; estímulo a comportamentos com foco em valores humanos e cultura de paz.

 

26º Congresso de Educação do SINPEEM
Palácio das Convenções do Anhembi – São Paulo

 

Conheça o Programa MindEduca paera Educadores e Escolas




CÉREBRO CULTURA DE PAZ DESENVOLVIMENTO HUMANO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EM VALORES ESCOLA FAMÍLIA MEDITAÇÃO MINDFULNESS NEUROCIÊNCIAS


Dúvidas? Estamos ansiosos para ouvir você.

Gostaria de levar o MindEduca para sua instituição?
SAIBA MAIS
Quer realizar um
evento na sua cidade?
ENTRE EM CONTATO
Quer se tornar
um instrutor?
SAIBA MAIS
Quer saber mais ou
falar com a gente?
ENTRE EM CONTATO

ANTES DE IR EMBORA

Receba nossa newsletter

Semanalmente enviamos artigos, notícias e dicas inspiradoras para uma inteligência ética. Que tal se cadastrar agora?