nav

NOTÍCIAS





MÍDIA

Meditação é aplicada para melhorar desempenho e notas em escolas públicas na Grande Vitória


09/09/2015


A meditação passou a ser atividade aplicada em escolas públicas estaduais da Grande Vitória. O Programa MindEduca, que leva a meditação para o ambiente escolar, tem objetivo de desenvolver a inteligência emocional, a capacidade de concentração e a relação do estudantes com o mundo. A coordenação do projeto é da neuropsicóloga Regina Migliori. A proposta oferece à escola uma parte da responsabilidade na formação de jovens, de acordo com a especialista.

“A escola tem, sim, um papel muito importante na formação dessas crianças e nessa trajetória de desenvolvimento humano que é a responsabilidade de desenvolvimento de um tipo de inteligência que nos permite montar modelos sustentáveis, visões sistêmicas, perspectivas benéficas de ação. E é isso que nos permite o estabelecimento de uma cultura de paz”, afirmou. A inclusão da meditação nas escolas faz parte de um projeto que une poder público e iniciativa privada.

Meditar para melhorar notas e leitura
A estudante Rafaela Fernandes, do 9º ano da Escola Estadual Germano André Lube, localizada na Serra, considera que a inclusão da meditação no currículo escolar colabora para melhorar o desempenho dela e dos colegas. “A meditação proporciona mais tranquilidade, impulsiona a nossa concentração, nossa paciência. Ajuda na nossa relação pessoal”, avaliou Rafaela.

A professora de Ensino Religioso da escola Germano André Lube, Wanda Scarpatti, também considera que o desempenho escolar dos alunos melhorou depois que a meditação foi implantada. “Nós notamos que os estudantes têm desenvolvido melhor as habilidades nos estudos e na concentração. Eles melhoraram a leitura, a matemática e outras áreas. Tem sido um ganho para escola”, disse a professora. Workshop marca encerramento da formação de professores.

Na manhã desta sexta-feira (04), professores e gestores escolares particpam de um Workshop com a coordenadora do Programa MindEduca, Regina Migliori. O encontro será no Centro de Convivência de uma siderúrgica, em Vitória, e vai marcar o fim da etapa de formação dos professores.
Para a Secretaria Estadual de Educação (Sedu), além do impacto causado nas vidas dos estudantes, a meditaçao tem forte impacto na maneira como os professores trabalham e lidam com as questões escolares. A Sedu informou que a ideia é expandir o projeto para outras escolas da rede estadual.

Fonte: CBN Vitória / Gazeta Online




CÉREBRO CULTURA DE PAZ DESENVOLVIMENTO HUMANO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EM VALORES ESCOLA FAMÍLIA MEDITAÇÃO MINDFULNESS NEUROCIÊNCIAS


Dúvidas? Estamos ansiosos para ouvir você.

Gostaria de levar o MindEduca para sua instituição?
SAIBA MAIS
Quer realizar um
evento na sua cidade?
ENTRE EM CONTATO
Quer se tornar
um instrutor?
SAIBA MAIS
Quer saber mais ou
falar com a gente?
ENTRE EM CONTATO

ANTES DE IR EMBORA

Conheça o MindEduca Trabalho