Uma escola brasileira, A Escola Rural da Fazenda Canuanã, no Araguaia (TO), ganhou o prêmio de Melhor Edifício de Arquitetura Educacional do Mundo, entregue pelo Royal Institute of British Architects. Com projeto brasileiro de Marcelo Rosenbaum com a Aleph Zero Arquitetura, foi a vencedora entre outras 28 finalistas.
Inaugurada há 44 anos, a escola fica na zona rural de Formoso do Araguaia, a 320 km de Palmas, funciona em regime de internato para acolher estudantes de localidades mais afastadas.
Por ser utilizada como moradia pelas crianças, a concepção adotou o conceito de aldeia. O projeto contou com a colaboração dos estudantes, e foi inspirado por importantes aspectos da região: o trabalho agrícola, a natureza, a cultura indígena. Além do resgate cultural, há também o encorajamento no uso de técnicas construtivas locais e o propósito de ter um espaço propício para o desenvolvimento das crianças, a qualidade de vida e o vínculo entre estudantes e a escola.
É um espaço lindo, funcional e muito inspirador. Sem dúvida, uma das escolas mais lindas que já vi.
Fonte: O Estado de São Paulo
Fotos: Leonardo Finotti
Regina Migliori dedica-se a desenvolver o potencial ético e benéfico das pessoas, organizações e comunidades. Atua tanto na pesquisa acadêmica, como na implantação de projetos junto a governos, empresas, organismos internacionais e instituições de educação. Sua formação é multidisciplinar, o que lhe permite atuar em diferentes contextos: é Bacharel em Letras e Bacharel em Direito pela Universidade Mackenzie, Pós-Graduada em Neuropsicologia pelo CDN-UNIFESP; é a única instrutora certificada no Brasil pelo International Buddhist Academy (Katmandu/Nepal) e pela Fundação Sakya (Espanha), como Instrutora em Meditação Budista, com profundo conhecimento das práticas e da psicologia budista e sua adequação a contextos laicos.
Participou de cursos e pesquisas com Geshe Lobsang Tenzin Negi, Ph.D no programa CBCT- Cognitively-Based CompassionTraining da Emory University; com Alan Walace, do Instituto Santa Bárbara de Estudos da Consciência (EUA); no Mosteiro Sakya Tsarpa Thupten Dekyid Oedbar Ling; The International Buddhist Academy (IBA); The Sakya College; pesquisou sobre práticas contemplativas aplicadas à educação em diversas instituições, entre elas The Sakya Centre; Thubten Namgyal Ling: The Sakya Institute; Tibetan Homes Schools - instituição de educação estabelecida pelo Dalai Lama em 1962. É Consultora em Cultura de Paz da UNESCO, professora nos MBAs da Fundação Getúlio Vargas, professora da UMAPAZ-Universidade do Meio Ambiente e Cultura de Paz de São Paulo; Professora convidada na UNIFESP nas áreas de saúde, educação e transdisciplinaridade; Foi Diretora de Sustentabilidade do CIESP. Foi "case" internacional, na Universidade de Toronto. É palestrante, articulista em diversos meios de comunicação, autora de livros e programas de e-learning. E o mais importante: acredita que todas as pessoas podem desenvolver seu nível de excelência, e trabalha para isso com muito entusiasmo!
Semanalmente enviamos artigos, notícias e dicas inspiradoras para uma inteligência ética. Que tal se cadastrar agora?