Recebi essa pergunta de um instrutor:
“Acabei de fazer uma prática muito curtinha com os alunos, para acalma-los antes da prova que estão realizando neste momento. Um deles ficou caindo de sono depois da prática!! Não era a minha intenção deixar o aluno com tanto sono para realizar a prova!!”
Resposta:
Imagine que você tem uma doença crônica e começa a tomar um remédio. O efeito não será imediato. Talvez, algumas pessoas sintam uma leve melhora. Para outras, o efeito do remédio só virá depois de algumas doses. A mesma coisa acontece com a meditação. Não imaginem que alguém, que nunca meditou, irá experimentar e perceber todos os efeitos com uma única prática. Meditação não é paliativo para ficar calmo. Cuidado com essas propostas milagrosas, prometendo para pessoas que nunca meditaram, que essa experiência será um remédio imediato para seus males.
Meditar requer treino. É um antídoto muito eficaz para os condicionamentos da mente, para o piloto automático, para os venenos mentais, as emoções aflitivas, mas seu efeito requer disciplina e treino.
Pode-se aprender um exercício para aplicar nos momentos de desequilíbrio, aprendendo a focar na respiração, e rapidamente alterar seu ritmo, de forma lenta e estável, e com isso acalmar momentaneamente o corpo e a mente. Digamos que este é um atendimento de urgência. Depois disso é que vem o tratamento, com as práticas da meditação e um treino disciplinado. Só assim é que o efeito benéfico se sustenta.
É por isso que a metodologia do MindEduca inclui técnicas de meditação e também práticas de comportamento externalizado, pois para diferentes circunstâncias, é preciso aplicar diferentes abordagens.
Regina Migliori
Regina Migliori dedica-se a desenvolver o potencial ético e benéfico das pessoas, organizações e comunidades. Atua tanto na pesquisa acadêmica, como na implantação de projetos junto a governos, empresas, organismos internacionais e instituições de educação. Sua formação é multidisciplinar, o que lhe permite atuar em diferentes contextos: é Bacharel em Letras e Bacharel em Direito pela Universidade Mackenzie, Pós-Graduada em Neuropsicologia pelo CDN-UNIFESP; é a única instrutora certificada no Brasil pelo International Buddhist Academy (Katmandu/Nepal) e pela Fundação Sakya (Espanha), como Instrutora em Meditação Budista, com profundo conhecimento das práticas e da psicologia budista e sua adequação a contextos laicos.
Participou de cursos e pesquisas com Geshe Lobsang Tenzin Negi, Ph.D no programa CBCT- Cognitively-Based CompassionTraining da Emory University; com Alan Walace, do Instituto Santa Bárbara de Estudos da Consciência (EUA); no Mosteiro Sakya Tsarpa Thupten Dekyid Oedbar Ling; The International Buddhist Academy (IBA); The Sakya College; pesquisou sobre práticas contemplativas aplicadas à educação em diversas instituições, entre elas The Sakya Centre; Thubten Namgyal Ling: The Sakya Institute; Tibetan Homes Schools - instituição de educação estabelecida pelo Dalai Lama em 1962. É Consultora em Cultura de Paz da UNESCO, professora nos MBAs da Fundação Getúlio Vargas, professora da UMAPAZ-Universidade do Meio Ambiente e Cultura de Paz de São Paulo; Professora convidada na UNIFESP nas áreas de saúde, educação e transdisciplinaridade; Foi Diretora de Sustentabilidade do CIESP. Foi "case" internacional, na Universidade de Toronto. É palestrante, articulista em diversos meios de comunicação, autora de livros e programas de e-learning. E o mais importante: acredita que todas as pessoas podem desenvolver seu nível de excelência, e trabalha para isso com muito entusiasmo!