BLOG MINDEDUCA





"Selfit": a compulsão por selfies


27/11/2019

 

 

Quantas selfies você fez hoje? São várias poses e ângulos até a escolha da foto perfeita. Mas o exagero nesse comportamento pode ser um distúrbio mental que exige tratamento, afirmam pesquisadores da Universidade de Nottigham Trent, no Reino Unido, e da Escola de Administração de Thiagarajar, na Índia.

Postar selfies nas redes sociais é um fenômeno global, mas o hábito contínuo e compulsivo de tirar fotos de si mesmo foi batizado de “selfit”, uma obsessão, preocupação excessiva que dificulta pensar em outra.

Os pesquisadores desenvolveram uma Escala do Comportamento Selfitis, para avaliar sua gravidade, a partir de três níveis:

. No limite: tirar fotos de si mesmo pelo menos três vezes por dia, mas não publica nas redes socias;
. Agudo: tirar fotos de si mesmo pelo menos três vezes por dia e postar parte delas nas mídias sociais;
. Crônico: impulso incontrolável de tirar fotos de si mesmo e postar nas redes sociais mais de seis vezes por dia. 

Os ‘selfitis’ são escravos da atenção dos outros, carentes de autoconfiança, estão em busca de atenção, tentam aumentar o status social ou fazer parte de um grupo.

Há pessoas que afirmam que tirar selfies faz com que se sintam bem, queiram compartilhar com os outros, e isso as instiga a tirar cada vez mais fotos.

As “selfies” são um estímulo muito recente. O que se sabe, é que provoca a liberação de dopamina, o que pode levar à compulsão. Ainda é preciso estudar esse fenômeno, mas ele apresenta características semelhantes às de outros transtornos comportamentais, e deve ser acompanhado.

Estamos na era dos “likes”, da conexão diária e constante. Mas só estes “likes” não são suficientes para preencher a vida.

Regina Migliori

 

Fonte: An Exploratory Study of “Selfitis” and the Development of the Selfitis Behavior Scale





CÉREBRO FELICIDADE MINDFULNESS NEUROCIÊNCIAS



Temas
CÉREBRO EDUCAÇÃO NEUROCIÊNCIAS COMPAIXÃO REDES DE RELACIONAMENTO EDUCAÇÃO FINANCEIRA DESENVOLVIMENTO HUMANO MEDITAÇÃO MINDFULNESS ÉTICA LIDERANÇA COMUNICAÇÃO TRANSDISCIPLINARIDADE SUSTENTABILIDADE FAMÍLIA FELICIDADE CULTURA DE PAZ ESCOLA EDUCAÇÃO EM VALORES

Veja também

Quem faz

Regina Migliori dedica-se a desenvolver o potencial ético e benéfico das pessoas, organizações e comunidades. Atua tanto na pesquisa acadêmica, como na implantação de projetos junto a governos, empresas, organismos internacionais e instituições de educação. Sua formação é multidisciplinar, o que lhe permite atuar em diferentes contextos: é Bacharel em Letras e Bacharel em Direito pela Universidade Mackenzie, Pós-Graduada em Neuropsicologia pelo CDN-UNIFESP; é a única instrutora certificada no Brasil pelo International Buddhist Academy (Katmandu/Nepal) e pela Fundação Sakya (Espanha), como Instrutora em Meditação Budista, com profundo conhecimento das práticas e da psicologia budista e sua adequação a contextos laicos.

Participou de cursos e pesquisas com Geshe Lobsang Tenzin Negi, Ph.D no programa CBCT- Cognitively-Based CompassionTraining da Emory University; com Alan Walace, do  Instituto Santa Bárbara de Estudos da Consciência (EUA); no Mosteiro Sakya Tsarpa Thupten Dekyid Oedbar Ling; The International Buddhist Academy (IBA); The Sakya College; pesquisou sobre práticas contemplativas aplicadas à educação em diversas instituições, entre elas The Sakya Centre; Thubten Namgyal Ling: The Sakya Institute; Tibetan Homes Schools - instituição de educação estabelecida pelo Dalai Lama em 1962. É Consultora em Cultura de Paz da UNESCO, professora nos MBAs da Fundação Getúlio Vargas, professora da UMAPAZ-Universidade do Meio Ambiente e Cultura de Paz de São Paulo;  Professora convidada na UNIFESP nas áreas de saúde, educação e transdisciplinaridade; Foi Diretora de Sustentabilidade do CIESP. Foi "case" internacional, na Universidade de Toronto. É palestrante, articulista em diversos meios de comunicação, autora de livros e programas de  e-learning. E o mais importante: acredita que todas as pessoas podem desenvolver seu nível de excelência, e trabalha para isso com muito entusiasmo!



Cadastre-se para receber novidades por email:

Queremos ouvir você

Gostaria de levar o MindEduca para sua instituição?
SAIBA MAIS
Quer realizar um
evento na sua cidade?
ENTRE EM CONTATO
Quer falar
com a gente?
AGENDE UMA CALL
Quer saber mais?
ENTRE EM CONTATO

ANTES DE IR EMBORA

Conheça o MindEduca Trabalho