BLOG MINDEDUCA





Projeto de escola na zona rural de Tocantins é eleito o melhor do mundo


10/03/2018

 

Uma escola brasileira, A Escola Rural da Fazenda Canuanã, no Araguaia (TO), ganhou o prêmio de Melhor Edifício de Arquitetura Educacional do Mundo, entregue pelo Royal Institute of British Architects. Com projeto brasileiro de Marcelo Rosenbaum com a Aleph Zero Arquitetura, foi a vencedora entre outras 28 finalistas.

Inaugurada há 44 anos, a escola fica na zona rural de Formoso do Araguaia, a 320 km de Palmas, funciona em regime de internato para acolher estudantes de localidades mais afastadas. 

Por ser utilizada como moradia pelas crianças, a concepção adotou o conceito de aldeia. O projeto contou com a colaboração dos estudantes, e foi inspirado por importantes aspectos da região: o trabalho agrícola, a natureza, a cultura indígena. Além do resgate cultural, há também o encorajamento no uso de técnicas construtivas locais e o propósito de ter um espaço propício para o desenvolvimento das crianças, a qualidade de vida e o vínculo entre estudantes e a escola.

É um espaço lindo, funcional e muito inspirador. Sem dúvida, uma das escolas mais lindas que já vi.

 

 

Fonte: O Estado de São Paulo

Fotos: Leonardo Finotti

 




EDUCAÇÃO ESCOLA



Temas
COMUNICAÇÃO FAMÍLIA EDUCAÇÃO COMPAIXÃO CULTURA DE PAZ CÉREBRO MEDITAÇÃO ÉTICA EDUCAÇÃO EM VALORES TRANSDISCIPLINARIDADE REDES DE RELACIONAMENTO DESENVOLVIMENTO HUMANO MINDFULNESS ESCOLA FELICIDADE SUSTENTABILIDADE LIDERANÇA NEUROCIÊNCIAS

Veja também

Quem faz

Regina Migliori dedica-se a desenvolver o potencial ético e sustentável das pessoas, organizações e comunidades. Atua tanto na pesquisa acadêmica, como na implantação de projetos junto a governos, empresas, organismos internacionais e instituições de educação. Sua formação é multidisciplinar, o que lhe permite atuar em diferentes contextos: é Bacharel em Letras e Bacharel em Direito pela Universidade Mackenzie, Pós-Graduada em Neuropsicologia pelo CDN-UNIFESP. Realizou estudos e pesquisas sobre práticas contemplativas com Alan Walace, do  Instituto Santa Bárbara de Estudos da Consciência (EUA); no Mosteiro Sakya Tsarpa Thupten Dekyid Oedbar Ling; The International Buddhist Academy (IBA); The Sakya College; pesquisou sobre práticas contemplativas aplicadas à educação em diversas instituições, entre elas The Sakya Centre; Thubten Namgyal Ling: The Sakya Institute; Tibetan Homes Schools - instituição de educação estabelecida pelo Dalai Lama em 1962. É Consultora em Cultura de Paz da UNESCO, professora nos MBAs da Fundação Getúlio Vargas, professora da UMAPAZ-Universidade do Meio Ambiente e Cultura de Paz de São Paulo;  Professora convidada na UNIFESP nas áreas de saúde, educação e transdisciplinaridade; Foi Diretora de Sustentabilidade do CIESP. Foi "case" internacional, na Universidade de Toronto. É palestrante, articulista em diversos meios de comunicação, autora de livros e programas de  e-learning. E o mais importante: acredita que todas as pessoas podem desenvolver seu nível de excelência, e trabalha para isso com muito entusiasmo!



Cadastre-se para receber novidades por email:

Queremos ouvir você

Gostaria de levar o MindEduca para sua instituição?
SAIBA MAIS
Quer realizar um
evento na sua cidade?
ENTRE EM CONTATO
Quer falar
com a gente?
AGENDE UMA CALL
Quer saber mais?
ENTRE EM CONTATO

ANTES DE IR EMBORA

Conheça o MindEduca Trabalho