nav

ARTIGOS


VOLTAR PARA CONHECIMENTO

Mindfulness en Educación: experiencias y perspectivas desde Brasil

A experiência do MindEduca em artigo da Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, publicada na Espanha

Meditação melhora o desempenho escolar e o desenvolvimento pessoal da criança

Para estudar e aprender, é preciso ter foco, concentração, calma e motivação, aspectos que a meditação desenvolve com maestria, afirma Regina Migliori

Um mito pra chamar de meu

Depois de muito ativismo, as mulheres conquistaram espaço além das fronteiras do lar. Mas parece que surgiu outro mito aprisionador: o da autonomia solitária. Entre os direitos adquiridos, é preciso também incluir o direito de não praticá-los.

Memória com afeto

Autora do livro "Neurociência e Educação" diz que o cérebro registra melhor informações quando elas tem algum significado ou propósito. Descoberta dá nova direção ao tratamento de doenças como Alzheimer.

Ethical intelligence and education for culture of peace: the neuro-physiologocal dynamics in a sustainable way

As a result of our evolutionary process, the brain's frontal lobes are responsible for very elaborate forms of plans and strategies that regulate the ideas and actions we decide to take after internal dialogues. In the neocortex, there are structures required to plan the future and select the values we choose to adopt. This means we are qualified to create sustainable solutions for the world, building what we call a culture of peace. This area is no longer restricted to philosophical, political, or pedagogical considerations and has been expanded to include the neuro-physiologocal dynamics.

Da pedra lascada à veste robótica: tecnologia é a extensão do nosso ser

Capturar impulsos do cérebro e decodificá-los à distância, como vem fazendo a veste robótica do Nicolelis, é dar início a uma era de “telepatia tecnológica”, muito além da celebrada mobilidade dos dias atuais, que em breve se transformará em fato histórico, lembrado como o tempo em que ainda era preciso apertar um botão para que a máquina realizasse as nossas ordens. Em um futuro próximo, bastará pensar.

Cultura de paz, sustentabilidade e o cérebro ético

A evolução da consciência não conduz ao desejo de dominação, e sim aos anseios de compreensão e cooperação. Para atendê-los é preciso ampliar nossas capacidades de percepção e de processamento mental, expandidos para além de um universo concreto e mensurável, sobre o qual podemos exercer algum domínio.

Cérebro ético, ação humana e sustentabilidade

Neurocientistas vêm identificando no cérebro humano, uma região destinada ao processamento de valores, que vem sendo chamado de "cérebro ético". Esta notícia revoluciona o entendimento sobre ética e moralidade. Esta pauta deixa de ser exclusivamente filosófica, política, pedagógica ou comportamental, e se amplia para incluir a dinâmica neurofisiológica. Estamos longe de solucionar os mistérios da relação cérebro/mente/consciência, mas saber um pouco mais pode auxiliar nos desafios da educação, da cultura de paz e da sustentabilidade. É uma revolução se iniciando.

Violência na escola: falta de limites, de valores, de ética?

Na parte frontal do cérebro, dispomos de neurônios dedicados a realizar sinapses com foco em aspectos éticos e morais. Estas sinapses compõem redes neurais, uma espécie de “avenidas” por onde transitam nossos pensamentos. Demonstrações por neuroimagem têm fornecido evidências sobre a dinâmica destas redes: um elenco de operações cognitivas tais como a flexibilidade, o planejamento cognitivo, e a auto-regulação dos processos mentais e comportamentais.Estas evidências reabrem o debate sobre a natureza humana: ficou difícil sustentar a afirmação de que não há um potencial ético natural. Passa-se a considerar a hipótese de uma inteligência ética, que reconhecida como potencial humano, pode ser desenvolvida.

Da neurociência às praticas sustentáveis: incorporando valores à sustentabilidade

Quão diferente seria o mundo se nosso cérebro ético fosse mais evoluído? Recentes pesquisas da neurociência nos permitem fazer uma aproximação com as questões da sustentabilidade.

Educação em Valores Humanos e Liderança

É tarefa dos educadores, e de todos, despertar o que há de melhor nos outros e em si mesmos. Este "melhor" é o que chamamos de potencial ético, aquilo que inspira as nossas competências. Um dos propósitos da educação é transformar esta competência amorosa em algo acessível aos jovens, às família, à sociedade, estimulando uma compreensão ampla da ação humana em seus diferentes níveis de responsabilidade.

Além dos Conteúdos

Quando o assunto é Educação muito se fala em formação e conhecimento, mas pouco se fala em Educação integradora ou em valores humanos.

Perigos do ufanismo sustentável

Recomendações para lidar com o risco da sutentabilidade se transformar em um esteriótipo ultrapassado por outros modismos.

Conhecimento com Consciência: forma de saber viver

Está acontecendo uma mudança radical na relação entre as pessoas, na relação com o mundo. Alguns já entenderam isso; outros, entendendo ou não, estão sendo obrigados a assimilar as mudanças.

Ser Sustentável – uma nova consciência em educação

Um mundo com muito mais pontos de contato do que se conhecia e que precisa ser abordado pelas pessoas de maneira benéfica e responsável. Este cenário é muito novo. Estamos habituados a lidar cotidianamente com nossos desafios. Mas o que está diante de nós não é só um novo desafio, é uma nova categoria de desafios.

Videogame para o bem e para o mal

Jogar videogame poder ser terapêutico, ajudando jovens com câncer a seguir os tratamentos e a melhorar suas vidas. Isso é o que afirma a diretora científica do estudo publicado pela revista "Pediatrics", Pamela M. Kato, do University Medical Center Utrecht, na Holanda. Esta é uma ótima notícia. Mas se este videogame pode causar esta influência benéfica, que outros impactos são provocados por outros jogos com temáticas não tão positivas?

Dúvidas? Estamos ansiosos para ouvir você.

Gostaria de levar o MindEduca para sua instituição?
SAIBA MAIS
Quer realizar um
evento na sua cidade?
ENTRE EM CONTATO
Quer se tornar
um instrutor?
SAIBA MAIS
Quer saber mais ou
falar com a gente?
ENTRE EM CONTATO

ANTES DE IR EMBORA

Receba nossa newsletter

Semanalmente enviamos artigos, notícias e dicas inspiradoras para uma inteligência ética. Que tal se cadastrar agora?