76% dos brasileiros estão repensando a trajetória profissional durante a pandemia, e 59% estão apreensivos, em ter que mudar de carreira por conta da mudança de cenário. E você, como está?
Não queira ser uma super mulher, na hora de integrar a esfera pessoal e profissional. Faça o seu melhor, mas não queira ser perfeita!
Vivemos as histórias que criamos pra nós mesmo. Tem gente que desistiu dos sonhos. Tem gente que planeja mas não faz, ou sai fazendo sem pensar. Qual é a sua história?
Por trás das nuvens negras da tempestade, há um céu azul estável. É dessa fé que nasce a coragem de agir. Isso é aceitação. Não é conformismo. É fé, coragem e confiança em aceitar que somos capazes de lidar com tudo o que acontecer na vida, e ainda agradecer pelo aprendizado.
Soluções nos negócios, na educação, na saúde, na cultura e nas relações humanas, estão surgindo a partir da cooperação e da confiança.
O corona vírus entrou nas nossas vidas. Talvez não tenha contaminado nossos corpos, mas dissemina emoções que contaminam nossas mentes.
Treinar a consciência das emoções significa prestar atenção com mais frequência à maneira como nos sentimos.
O surpreendente impacto de oferecer o melhor de mim no mundo, agora!
Para algumas pessoas, estar nervoso passou a fazer parte da sua identidade. É sinônimo de comprometimento, de estar alerta, de manter a velocidade, de pressionar os supostamente acomodados, de estar ocupado com algo importante.
Ninguém nunca nos ensinou a gostar de estar sozinho. Gastamos um tempo enorme ensinando as pessoas a se socializar, mas raramente as deixamos experimentar como é estar sozinho.
Com a comparação, surge uma aflição. Parece que a vida do outro é sempre melhor. Em tempos de redes sociais, isso se inflama mais ainda. Dessa comparação surge a insatisfação, raiz da inveja. Quem inveja, vê no outro o que lhe falta, e se entristece com sua felicidade.
A respiração lenta e profunda pode acalmar o sistema nervoso reduzindo a frequência cardíaca e ativando o sistema nervoso parassimpático. Corpo e mente se acalmam.
Habilidades e transformação digital são variáveis muito mais dinâmicas do que a análise de cargos e salários, e exigem a rápida transformação dos profissionais de RH, para lidar com esse novo cenário.
Ser pai ou mãe vai muito além da função biológica. A relação entre pais, mães, filhos e filhas, põe em movimento uma complexa rede de vidas que se entrelaçam, onde o desafio é encontrar o ponto de equilíbrio.
Não temos que esperar que o trabalho se torne significativo, por conta de alguma promoção ou futura mudança de carreira. Podemos colocar nossos corações no que estamos fazendo agora. Quais lacunas, entre o seu propósito e suas ações, você quer abordar agora?
Se matar para roubar um celular está errado, e matar para recuperá-lo está certo, então o que está proibido não é matar, e sim violar a propriedade privada. O sagrado não é a vida, e sim apego à propriedade. Esse apego é um um veneno social, um veneno mortal, que mata sem discriminação.
No Brasil, o Estado insiste em regular milimetricamente as relações pessoais, do nascer ao morrer, com tudo que acontece entre esses dois momentos. É quase uma prisão, e tem gente que chama tudo isso de “direitos”.
Meditar não é uma forma de consumo para diminuir stress, tornar-se mais atento e mais feliz. É um esforço para restaurar um estado mental natural, saudável e virtuoso.
A experiência do MindEduca em artigo da Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, publicada na Espanha
Para estudar e aprender, é preciso ter foco, concentração, calma e motivação, aspectos que a meditação desenvolve com maestria, afirma Regina Migliori
Depois de muito ativismo, as mulheres conquistaram espaço além das fronteiras do lar. Mas parece que surgiu outro mito aprisionador: o da autonomia solitária. Entre os direitos adquiridos, é preciso também incluir o direito de não praticá-los.
Autora do livro "Neurociência e Educação" diz que o cérebro registra melhor informações quando elas tem algum significado ou propósito. Descoberta dá nova direção ao tratamento de doenças como Alzheimer.
As a result of our evolutionary process, the brain's frontal lobes are responsible for very elaborate forms of plans and strategies that regulate the ideas and actions we decide to take after internal dialogues. In the neocortex, there are structures required to plan the future and select the values we choose to adopt. This means we are qualified to create sustainable solutions for the world, building what we call a culture of peace. This area is no longer restricted to philosophical, political, or pedagogical considerations and has been expanded to include the neuro-physiologocal dynamics.
Capturar impulsos do cérebro e decodificá-los à distância, como vem fazendo a veste robótica do Nicolelis, é dar início a uma era de “telepatia tecnológica”, muito além da celebrada mobilidade dos dias atuais, que em breve se transformará em fato histórico, lembrado como o tempo em que ainda era preciso apertar um botão para que a máquina realizasse as nossas ordens. Em um futuro próximo, bastará pensar.
A evolução da consciência não conduz ao desejo de dominação, e sim aos anseios de compreensão e cooperação. Para atendê-los é preciso ampliar nossas capacidades de percepção e de processamento mental, expandidos para além de um universo concreto e mensurável, sobre o qual podemos exercer algum domínio.
Neurocientistas vêm identificando no cérebro humano, uma região destinada ao processamento de valores, que vem sendo chamado de "cérebro ético". Esta notícia revoluciona o entendimento sobre ética e moralidade. Esta pauta deixa de ser exclusivamente filosófica, política, pedagógica ou comportamental, e se amplia para incluir a dinâmica neurofisiológica. Estamos longe de solucionar os mistérios da relação cérebro/mente/consciência, mas saber um pouco mais pode auxiliar nos desafios da educação, da cultura de paz e da sustentabilidade. É uma revolução se iniciando.
Na parte frontal do cérebro, dispomos de neurônios dedicados a realizar sinapses com foco em aspectos éticos e morais. Estas sinapses compõem redes neurais, uma espécie de “avenidas” por onde transitam nossos pensamentos. Demonstrações por neuroimagem têm fornecido evidências sobre a dinâmica destas redes: um elenco de operações cognitivas tais como a flexibilidade, o planejamento cognitivo, e a auto-regulação dos processos mentais e comportamentais.Estas evidências reabrem o debate sobre a natureza humana: ficou difícil sustentar a afirmação de que não há um potencial ético natural. Passa-se a considerar a hipótese de uma inteligência ética, que reconhecida como potencial humano, pode ser desenvolvida.
Quão diferente seria o mundo se nosso cérebro ético fosse mais evoluído? Recentes pesquisas da neurociência nos permitem fazer uma aproximação com as questões da sustentabilidade.
É tarefa dos educadores, e de todos, despertar o que há de melhor nos outros e em si mesmos. Este "melhor" é o que chamamos de potencial ético, aquilo que inspira as nossas competências. Um dos propósitos da educação é transformar esta competência amorosa em algo acessível aos jovens, às família, à sociedade, estimulando uma compreensão ampla da ação humana em seus diferentes níveis de responsabilidade.
Quando o assunto é Educação muito se fala em formação e conhecimento, mas pouco se fala em Educação integradora ou em valores humanos.
Recomendações para lidar com o risco da sutentabilidade se transformar em um esteriótipo ultrapassado por outros modismos.
Está acontecendo uma mudança radical na relação entre as pessoas, na relação com o mundo. Alguns já entenderam isso; outros, entendendo ou não, estão sendo obrigados a assimilar as mudanças.
Um mundo com muito mais pontos de contato do que se conhecia e que precisa ser abordado pelas pessoas de maneira benéfica e responsável. Este cenário é muito novo. Estamos habituados a lidar cotidianamente com nossos desafios. Mas o que está diante de nós não é só um novo desafio, é uma nova categoria de desafios.
Jogar videogame poder ser terapêutico, ajudando jovens com câncer a seguir os tratamentos e a melhorar suas vidas. Isso é o que afirma a diretora científica do estudo publicado pela revista "Pediatrics", Pamela M. Kato, do University Medical Center Utrecht, na Holanda. Esta é uma ótima notícia. Mas se este videogame pode causar esta influência benéfica, que outros impactos são provocados por outros jogos com temáticas não tão positivas?
Soluções nos negócios, na educação, na saúde, na cultura e nas relações humanas, estão surgindo a partir da cooperação e da confiança.
Essa é uma variável muito mais dinâmica do que a análise de cargos e salários, e exige a rápida transformação dos profissionais de RH, para lidar com esse novo cenário.
Essa é uma variável muito mais dinâmica do que a análise de cargos e salários, e exige a rápida transformação dos profissionais de RH, para lidar com esse novo cenário.
Com a comparação, surge uma aflição. Parece que a vida do outro é sempre melhor. Em tempos de redes sociais, isso se inflama mais ainda. Dessa comparação surge a insatisfação, raiz da inveja. Quem inveja, vê no outro o que lhe falta, e se entristece com sua felicidade.
Com a comparação, surge uma aflição. Parece que a vida do outro é sempre melhor. Em tempos de redes sociais, isso se inflama mais ainda. Dessa comparação surge a insatisfação, raiz da inveja. Quem inveja, vê no outro o que lhe falta, e se entristece com sua felicidade.
Consciência negra é abrir espaço nas mentes e corações para acolher qualquer ser humano.