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Dê o seu melhor, mas não exija a perfeição!


23/11/2020

Em tempos de posicionamento do universo feminino, as neurociências nos ajudam a lidar com os dias repletos de urgências e projetos inacabados, a acomodar as responsabilidades, anseios, amores, profissão, negócios, descanso e tudo mais que compõe a vida de uma mulher empreendedora, profissional, que trabalha e assume mil e uma responsabilidades. São sugestões, com base nas evidências sobre o cérebro, a mente e o comportamento, pra você não viver com a cabeça cheia de pendências, e pra quem te acompanha entender como colaborar.

EMPATIA NOS LIVRA DA CULPA!

Este é o primeiro passo. Nós, mulheres, nos sentimos culpadas quando colocamos o trabalho acima da família, dos filhos, do marido, namorado. Não tem jeito. Em algum momento alguém vai esperar um pouco. Tudo o que a gente precisa, é de compreensão e empatia dos seres amados. Isso alivia um tanto enorme de tensão, e nos ajuda a manter o foco no que é prioritário naquele momento. E como tudo na vida, esse momento crítico de entregar uma proposta, fechar um relatório ou atender um cliente, também vai passar.

ROTINA FAZ BEM: ECONOMIZA ENERGIA!

Outra providência saudável é organizar a rotina. O cérebro precisa de alguns hábitos automáticos para poupar energia, que você poderá direcionar para outras coisas. Toda vez que você age da mesma maneira, um padrão neuronal específico é estimulado e se fortalece no seu cérebro. Mesmo que seja só um ponto de partida, tente planejar o dia, e combinar com os seres queridos que convivem com você: o que você fará enquanto as crianças têm aula? Como é que você divide as tarefas domésticas com seu parceiro ou parceira? Quem mais está ao seu lado pra organizar essa pauta com você? Quanto mais você realiza uma ação ou se comporta de determinada maneira, mais ela fica fisicamente conectada ao seu cérebro. Então não deixe pra amanhã, comece agora a se organizar!

PARCERIA ENVOLVE RESPONSABILIDADES!

Um estudo recente analisou os comportamentos de saúde entre casais no Reino Unido, e descobriu que os hábitos de um parceiro têm uma grande influência sobre o outro. Se for preciso mudar alguns hábitos familiares, você vai precisar da ajuda de quem compartilha a vida com você. Considere fazer um pacto com seu parceiro ou encontrar um parceiro de responsabilidade. Mas, para se sentir responsável, é preciso ter objetivos claros e disposição para permitir que os outros ajudem a alcançá-los. Dois fatores que efetivamente ajudam a alcançar objetivos são incentivos e responsabilidade. E tudo começa com uma boa conversa, que fortaleça essa parceria.

TRABALHO É TRABALHO: NÃO É PRA INTERROMPER!

Se você estabeleceu que em determinado horário vai focar no trabalho, então não abra mão disso. É comum, para as mulheres que trabalham em casa, interromper ações profissionais importantes para realizar alguma atividade doméstica. Ou estar no meio de uma reunião e ficar respondendo às demandas de casa. Se não for uma urgência urgentíssima (de verdade!), não abandone o que está fazendo. Se isso vira um hábito, você tende a procrastinar, a adiar suas atividades. A solução pode parecer boa na hora, mas o incômodo de ter tarefas interrompidas e acumuladas gera cansaço mental, faz a pessoa sentir que não tem tempo para nada. Duas áreas do cérebro estão envolvidas no momento dessa "decisão" de interromper e adiar as coisas: a amígdala - uma estrutura que processa nossas emoções, e o córtex cingulado anterior dorsal (DACC), que recebe as informações da amígdala e decide que ação o corpo tomará. Ele é o responsável por bloquear emoções e distrações concorrentes, é a parte “antiprocrastinação” do cérebro. Uma conexão mais fraca entre a amígdala e o DACC resulta em dificuldades para filtrar emoções, distrações e interrupções. Mas, você pode alterar esse padrão cerebral, criando novos padrões de comportamento. Exige esforço e disciplina, mas vale à pena.

DESCANSAR É PRECISO!

Equilíbrio é uma arte. Descansar é parte da vida, é necessário, e tem que caber na sua agenda. A outra opção é se sentir sobrecarregada, exausta e sem condições de dar a devida atenção a coisa alguma e a ninguém, nem a você mesma. Os benefícios do descanso vão além da mente: ajudam todo o organismo a se restabelecer. Trabalhar sem parar, mantém um estado de alerta que nunca é desligado. Ficar muito tempo em um estado de tensão, na ansiedade dos prazos de entrega, em um circuito de estresse permanente, impede que seu corpo, cérebro e mente retornem a um estado de normalidade, bloqueando a ativação de funções de criatividade, elaboração, empatia, pois seu cérebro estará focado na sua sobrevivência. A ansiedade aumenta os níveis de cortisol, liberado pelo hipotálamo, produzindo uma sensação de desconforto, dores pelo corpo, mau humor, e tudo mais que você já conhece. Portanto, cuide do tempo livre, e escolha o gosta de fazer para se desligar do trabalho: tem gente que ouve música, vai pescar, ou salta de paraquedas. Você decide.

DORMIR NÃO É PERDA DE TEMPO!

O sono é regulado por alguns neurotransmissores como a serotonina, noradrenalina e acetilcolina. A serotonina regula as ondas lentas do sono, e quem tem deficiência nesse neurotransmissor sofre de insônia. Também provoca efeitos no humor, na memória e no aprendizado. Para nosso organismo produzir serotonina, é necessária uma rotina de 6 a 8 horas de sono por noite. A noradrenalina estimula o sono mais profundo, o sono REM, e está ligada a estímulos mentais e ao bom humor. Acetilcolina controla atividades de áreas cerebrais ligadas à atenção e à aprendizagem, e auxilia a comunicação entre os neurônios na formação de memórias. Ela modula o sono em que acontece a aprendizagem. É isso mesmo, você aprende dormindo!

Não precisa ser uma super mulher pra ser mãe, viver em família e trabalhar. Faça o seu melhor, mas não queira ser perfeita!

Regina Migliori dedica-se a desenvolver o nível de excelência e o potencial benéfico das pessoas e suas iniciativas. Seu trabalho é referência em design de modelos inovadores com foco em desenvolvimento humano.

 

 




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