ARTIGOS





ARTIGOS

Fé, coragem e confiança


30/03/2020

 

Fé, coragem e confiança

Na reunião dessa semana com a equipe do MindEduca, qualquer assunto esbarrava no coronavírus, no confinamento e na incerteza do cenário.

A síntese da reunião está nesse desenho, que fiz durante o diálogo com a equipe, sobre os próximos passos, os níveis de preocupação e as possibilidades de ação.

Preocupação é algo natural e faz parte do dia-a-dia. É uma tentativa da nossa mente de encontrar uma solução para uma situação que pode estar acontecendo ou é uma possibilidade que imaginamos. É uma atividade cognitiva importante que nos prepara para agir em relação a algo que está por vir. É um mecanismo para gerar ações.

O problema é que há coisas que só existem na nossa cabeça. E o perigo é ficar preso nesses pensamentos, andar em círculos, não sair do lugar e não chegar a lugar nenhum. É quando se investe mais tempo se preocupando do que tomando uma atitude, remoendo as situações, até quase esquecer que o objetivo inicial era encontrar uma solução. De tão alimentada, se torna exagerada: é quando a preocupação se transforma em obstáculo.

Foi aí que a nossa reunião ganhou fôlego, e adotamos alguns direcionamentos importantes.

AMPLIAR A VISÃO

Para sair deste circuito de preocupações, demos um passo atrás, procurando avaliar o que já vem acontecendo. O que de fato estamos vendo? É possível ver de outra forma? O quão real é essa preocupação?

E SE ACONTECER?

Pense na pior das hipóteses. Acredite: somos mais capazes de enfrentar os fatos quando eles acontecem na realidade, do que quando são hipóteses. Somos mais fortes em ação do que na preocupação.

O QUE FAZER COM O INEVITÁVEL?

Não controlamos os fatos, mas podemos decidir como lidar com eles. Há coisas que vão acontecer, independente do que a gente faça. Então enfrente isso com um pouco mais de calma. Reclamação, desespero, ênfase na desgraça, não resolve, e é garantia de mais sofrimento.

ENTRE EM AÇÃO

Se há algo a fazer, faça. Se não fizer, isso vai ficar martelando na sua cabeça. É a armadilha das 1.000 vezes. Essa preocupação vai retornar milhares de vezes na sua mente. Livre-se logo dela.

FIXE UM PRAZO PARA SE PREOCUPAR

Buscar a solução perfeita é perda de tempo e energia. Estabeleça um tempo para pensar nas alternativas. Chega um momento em que é preciso tomar uma decisão e agir, mesmo que nenhuma das opções seja perfeita. Fazer escolhas é abandonar possibilidades, eleger um caminho e seguir por ele.

CÉU AZUL - CORAGEM E FÉ

Acredite firmemente que por trás das nuvens negras da tempestade, há um céu azul estável, que sempre estará lá. É dessa fé que nasce a coragem de agir, até mesmo sem passar pela preocupação. Isso é aceitação. Não é conformismo. É fé, coragem e confiança em aceitar que somos capazes de lidar com tudo o que acontecer na vida, e ainda agradecer pelo aprendizado.

E assim, construímos nosso planejamento da semana.

Regina Migliori

 

#confiança # #liderança #planejamento #covid19 #coronavirus #coragem #aceitação




CULTURA DE PAZ LIDERANÇA SUSTENTABILIDADE


Queremos ouvir você

Gostaria de levar o MindEduca para sua instituição?
SAIBA MAIS
Quer realizar um
evento na sua cidade?
ENTRE EM CONTATO
Quer falar
com a gente?
AGENDE UMA CALL
Quer saber mais?
ENTRE EM CONTATO

ANTES DE IR EMBORA

Receba nossa newsletter

Semanalmente enviamos artigos, notícias e dicas inspiradoras para uma inteligência ética. Que tal se cadastrar agora?