ARTIGOS





ARTIGOS

O melhor café do mundo veio com uma mensagem


05/02/2020

 

 

No final da tarde, fui tomar um café, e me surpreendi com a forma como foi servido. Na bandeja, ao lado da xícara, havia um guardanapo com um texto escrito à mão. A primeira reação de quem estava comigo foi pensar que o guardanapo estava usado, querendo partir pra reclamação. Mas, enquanto eu lhe dizia para não julgar a situação de forma precipitada, fui lendo o que estava escrito: “Boa tarde, que seu dia seja belo.” Fui até o balcão e perguntei sobre a mensagem no guardanapo. Com a maior naturalidade, uma jovem me respondeu que preparava o expresso, e sempre o servia acompanhado de uma mensagem escrita em um guardanapo

Agradeci pela mensagem, e pela lição que ela havia nos oferecido. Agradeci também por ela ser o tipo de pessoa que não se satisfaz em preparar um bom expresso, que é sua função. Vai além. Junto com o café, oferece algo que é só dela. É o seu “melhor”. E faz isso por iniciativa própria, não porque teve um treinamento, ou porque foi orientada pela chefia, e sim pela motivação genuína de acrescentar algo benéfico ao cafezinho.

Isso é o que aqui no MindEduca, chamamos de nível de excelência: oferecer o melhor de si ao mundo, provocando impactos benéficos. Aquela mensagem no guardanapo mudou o estado mental de todos os que estavam ali, cansados, no final de um dia de trabalho. Os rostos se iluminaram, sorrisos apareceram, aquele julgamento automático e precipitado de que o guardanapo estava “usado” foi imediatamente substituído por um sentimento de gratidão, e como uma cascata emocional foi dando origem a outras emoções positivas. Em um instante, e com um guardanapo, essa jovem mudou nosso dia! E essa onda de repercussão benéfica também a atingia, pois ela também se sente feliz em oferecer o café com a mensagem.

Mais ainda, foi ela e sua mensagem no guardanapo, que me fizeram escrever este texto, que está chegando até você. Isso tudo é repercussão da sua ação benéfica.

Qualquer ação produz impactos. É preciso estar atento ao momento presente, enquanto a ação acontece, porque é uma responsabilidade pessoal produzir uma onda de repercussão benéfica a partir do que pensamos, sentimos, falamos e fazemos. Isso é atitude mindfulness, é a atenção plena sobre “o melhor de mim no mundo, agora!”

E você, tem alguma experiência desse tipo? De que forma tem compartilhado seu nível de excelência? Consegue imprimir uma marca própria e provocar impactos benéficos naquilo que faz?

Regina Migliori




COMUNICAÇÃO DESENVOLVIMENTO HUMANO EDUCAÇÃO EM VALORES FELICIDADE


Queremos ouvir você

Gostaria de levar o MindEduca para sua instituição?
SAIBA MAIS
Quer realizar um
evento na sua cidade?
ENTRE EM CONTATO
Quer falar
com a gente?
AGENDE UMA CALL
Quer saber mais?
ENTRE EM CONTATO

ANTES DE IR EMBORA

12 experiências para aprender com o carnaval


Clique no link para baixar o infográfico que Regina Migliori elaborou para inspirar você com 12 experiências que você pode transportar do Carnaval para seu universo profissional.